Próxima Etapa


19 a 19/12/2017 - Festa dos Campeões 2017

Rally da Graciosa define os campeões do Brasileiro de Rally

Foto: Fernando Suartz

Nem a chuva espantou o brilho de um dos eventos mais esperados do Campeonato Brasileiro de Rally, que definiu neste fim de semana os campeões de 2017 nas categorias RC5 e RC4.

Marcado para os dias 17, 18 e 19 de novembro, o retorno do Rally da Graciosa reuniu as cidades Antonina, Morretes e Quatro Barras, no Paraná, valendo como última etapa dos campeonatos Brasileiro e Paranaense de Rally de Velocidade.

Mas o trabalho dos competidores começou na quinta-feira (16) com o reconhecimento. Foram dois dias levantando os trechos por onde passaria a prova com média de 35°C de temperatura no Parque de Apoio, que ficou sediado em Morretes.

Na sexta-feira a tarde (17), pilotos e navegadores partiram para a primeira especial, na lendária Serra da Graciosa, que este ano, comemorava 50 anos da primeira prova de Subida da Montanha. Depois de uma pancada de chuva, a primeira passada na SS Graciosa foi de dia, então o público presente pode ver as máquinas acelerando forte nas curvas sinuosas da estrada histórica. A segunda subida, marca para a noite, teve que ser cancelada. "Não tínhamos 20 metros de visibilidade a partir do quilometro 9, de tanta neblina", conta o organizador Leonardo Zettel. Dessa forma os carros subiram em deslocamento para disputar a SS Quatro Barras, onde a prefeitura de cidade no topo da serra preparou uma área para o público assistir à duas passagens noturnas. Entre os 25 carros que largaram para a prova, apenas 21 concluíram o primeiro dia. A neblina era tão densa, que 2 deles ficaram pelo caminho no deslocamento.

No sábado (18), o clima não ajudou, colocando água na disputa das 9 especiais já conhecida dos anos anteriores na cidade de Morretes. Mesmo assim o público marcou presença e as duplas aceleraram o máximo em busca da vitória na prova.

Domingo (19) foi dia de novas especiais. Um novo trecho percorrido nos dois sentidos começou o dia na cidade de Antonina que também promoveu um Street Stage no centro da cidade. Ao final do evento, a premiação foi realizada em frente ao Mercado Municipal com presença do público local e autoridades.

Ao final de três dias de competição, Paulo Nobre / Gabriel Morales, mesmo sofrendo um acidente na última especial com seu Mitsubishi Lancer EVO, ficou com a vitória.

Classificação
Categoria RC2
1. Paulo Nobre / Gabriel Morales – Lancer EVO X
2. Maurício Neves / Leandro Ferrarini – Peugeot XRC
3. Claudio Rossi / Eduardo Tonial – Lancer EVO X

Categoria RC4
1. Felipe Mueller / Cesar Ranthum – Peugeot 207
2. Fabricio Bianchini / José dos Santos – Peugeot 207
3. Tino Viana / Felipe Costa

Categoria RC5
1. Michel Mueller / Luis Felipe Eckel – Peugeot 207
2. Edu Paula / Bruno Scarpelli – VW Gol
3. Luiz Afonso Poli / Damon Alencar – Peugeot 206

Categoria RCC
1. João Vitor Dorigon / Wager Ponter – GM Kadett
2. Rafael Pombo / Eduardo Pombo – Peugeot 205
3. João Henrique Dorigon / Conrado Saltini – GM Kadett

Com este resultado, entre os pilotos, Michel Mueller conquista o título de Campeão Brasileiro na categoria RC5, deixando Edu Paula com o vice-campeonato. Entre os navegadores, o paulista Bruno Scarpelli fica com o título de campeão e Luis Felipe Eckel com o de vice.

Na categoria RC4, as duplas andaram juntas o ano todo, conquistando assim, o título em conjunto. Felipe Mueller / Cesar Ranthum ficam com o título do campeonato e Toninho Genoin / Maicol Souza com o vice-campeonato.

E na principal categoria do campeonato, Ricardo Malucelli / Giovani Bordin já tinham conquistado o título antecipado, então não compareceram na última etapa. O vice-campeonato ficou com Claudio Rossi / Eduardo Tonial.

O Rally da Graciosa 2017 é organizado pelo RPMC – Rallye & Pista Motor Clube com apoio da Prefeitura Municipal de Antonina, Prefeitura Municipal de Morretes e Prefeitura Municipal de Quatro Barras, com supervisão da FPRA - Federação Paranaense de Automobilismo e CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, patrocínio de Apetrechos.com.br, Militec-1, WZ Comm e Total Storage Boulevard.

 

 

Tempos On Line

Fotos

  • Rally da Graciosa
  • Descrição: Dia 02
  • Shakeodwn Piraquara
  • Rally da Graciosa
  • Descrição: Premiação
  • Shakeodwn Piraquara
  • Track Day
  • Feijoada Rally de Piraquara

Videos

Dicas

Como assistir um rally com segurança

 

A fim de poder assistir com segurança e facilidade do rali, e ajudar a Comissão Organizadora fazer um campeonato seguro, gostaríamos de sugerir algumas dicas para sua segurança:

Leia mais...
 Patrocínio  Apoio  Supervisão