Já na reta final da temporada 2014, o RallyPR mostrou que veio para ficar

Depois de mais de 10 anos sem um campeonato regional, o PPMC – Rallye & Pista Motor Clube recria o Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade em 2014 e é sucesso desde a primeira etapa.

O Paraná é celeiro de grandes talentos há mais de 20 anos. Grande parte dos campeões nacionais de diversas modalidades do rally são paranaenses e iniciaram suas carreiras em campeonatos regionais.  Porém, apesar do sucesso dos paranaenses na modalidade, desde 2002 que o estado não tinha um campeonato no estado.

No final de 2013 Rafael Tulio deu a partida e logo uniu alguns pilotos com objetivo de reativar o RPMC – Rallye & Pista Motor Clube e recriar um campeonato regional.  Sob o comando do presidente Walter Lamarca Jr., formou-se a comissão organizadora com Thiago Osternack na coordenação técnica, Leonardo Zettel no marketing, Ulisses Wichoski na cronometragem e Hamilton Julio Jr. na direção de prova. Três meses depois a primeira prova já estava formatada.

O RallyPR 2014, como foi batizada a nova geração do campeonato paranaense, começou em março com o Rally de Morretes – uma prova inédita, 100% de asfalto. Em seguida Ponta Grossa, Araucária e até Tijucas, em Santa Catarina, sediaram uma etapa do certame.

“Quando existe união entre um grupo de pessoas com o mesmo objetivo, que só querem fazer acontecer, tudo é possível”, conta o presidente de RPMC – Rallye e Pista Motor Clube, organizador do campeonato. “Estou muito feliz de poder fazer parte de mais uma página desta história do Rally Paranaense.”

Um dos diferenciais do RallyPR foi o formato das provas. A organização procurou montá-las da forma mais enxuta possível para facilitar a vinda dos competidores de outras cidades e a redução de custo para os pilotos e equipes. A programação começa na sexta-feira a noite com uma largada promocional. No sábado de manhã as duplas fazem o reconhecimentos dos trechos e, sábado a tarde, começam as competições. No final do dia, quem cumprir as especiais com a menor somatória dos tempos, vence.

Um reflexo do sucesso do campeonato regional é o desempenho dos paranaenses no Campeonato Brasileiro. Marco Malucelli lidera na categoria CBR2 e Luccas Arnone na CBR2.

Classificação do Campeonato

CBR1 – pilotos

  1. Fabio Jorge – 38 pts.
  2. Ricardo Malucelli – 23 pts.
  3. Maurício Neves – 23 pts.

CBR1 – Navegadores

  1. Enzo Jorge – 38 pts.
  2. Giovani Bordin – 23 pts.
  3. Leandro Ferrarini – 23 pts.

CBR2 – Pilotos

  1. Luccas Arnone – 76 pts.
  2. Jean Pimentel – 71 pts.
  3. Marcos Marcola – 55 pts.

CBR2 – Navegadores

  1. Felipe Costa – 88 pts.
  2. Andrey Karpinsky – 76 pts.
  3. Thiago Osternack – 71 pts.

CBR3 – Pilotos

  1. Marco Malucelli – 99 pts.
  2. Marcos Tokarski – 72 pts.
  3. Leonardo Zettel – 51 pts.

CBR3 – Navegadores

  1. Vinicius Anzilieiro – 61 pts.
  2. Maicol Souza – 59 pts.
  3. Frederico Zettel – 51 pts.

A última etapa do RallyPR acontece de 05 a 07 de dezembro, em Araucária – uma das provas mais completas para os competidores e emocionantes para o público. O Rally das Araucárias será válido também pelo Campeonato Brasileiro e, em breve, estará no site www.rallypr.com.br a programação completa da prova.

E o projeto não fica por aí. Agora que o RallyPR já é uma realidade com repercussão nacional, a equipe já está trabalhando na captação de patrocínio para que a temporada 2015 seja ainda melhor.

O RallyPR conta com patrocínio do Grupo Le Lac, Central Produção Digital e apoio do Restaurante Madalosso, Dmack Motorsport Brasil e WZ Studio.