Sem um campeonato regional de rally de velocidade desde 2017, o RPMC divulga a retomada do esporte no Paraná em 2023. A primeira etapa será realizada em Tunas do Paraná, a 70km de Curitiba, em uma prova curta. Reconhecimento de manhã, competição a tarde e premiação a noite.
A ideia veio com a nova gestão do clube, que assumiu em fevereiro deste ano. A primeira fase foi o rally de regularidade, considerado como a porta de entrada do rally, que já teve a primeira etapa realizada em 16 de abril e tem a segunda etapa marcada para 27 de maio. “Assim como existiam muitas pessoas interessadas em começar no esporte, existem muitos carros de rally guardados em nossa região”, declara Osmar Carta Neto, atual presidente do RPMC. “Queremos trazer de volta todos esses carros para atividade”, completa o dirigente.
O projeto foi concretizado em uma visita a Tunas do Paraná, onde a administração pública ficou muito interessada em levar o esporte para a cidade e a região dispõe de diversas estradas vicinais, em perfeitas condições para uma prova de rally de velocidade e uma condição demográfica favorável para este tipo de evento.
O conceito do Rally da Natureza, como foi batizada a prova pela prefeitura de Tunas do Paraná, segue o mesmo regulamento desportivo do antigo Campeonato Paranaense de Rally, de 2017, com pequenas atualizações para seguir os termos do campeonato brasileiro. Mas a essência de uma prova curta e acessível continua. Serão dois trechos, um de 6 quilômetros e outro de 28 quilômetros, com reconhecimento pela manhã, competição de 5 especiais na parte da tarde e encerramento com a premiação em uma confraternização a noite.
Além dos carros tradicionais do rally brasileiro, nas categorias Rally 2 para carros com tração integral, Rally 4 para carros 4×2 preparados e Rally 5 para carros de produção, o campeonato paranaense também possui categoria para carros mais antigos, a Rally C (RCC) e para carros cross country (RTT). Porém, visando uma redução de custo na competição, os carros da Rally 5 terão que utilizar pneus comerciais do tipo AT.
Mais informações sobre a prova serão divulgadas em breve, mas as inscrições já estão abertas no site ao valor de R$ 1.500,00. Confirmando o pagamento até 31 de maio, os competidores contam com 10% de desconto e sócios do RPMC têm mais 10% de desconto.