Foram 140 quilômetros de trechos cronometrados, incluindo a icônica subida da Serra da Graciosa, entre os dias 13 e 15 de junho, na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, valendo também como terceira e quarta etapas do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade.
Nos dias 13, 14 e 15 de junho foi realizada a 37ª edição do Rally da Graciosa. O rally mais antigo do Brasil é também o único de asfalto do campeonato, colocando os competidores em um cenário não muito comum. A edição de 2024 abriu o Brasileiro de Rally e valeu como 3ª e 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade.
As atividades começaram na quinta-feira (dia 13) com a largada promocional, realizada na histórica Estação Ferroviária de Antonina, uma das cidades mais antigas do Paraná, fundada em 1714, próximo ao marco zero da Estrada da Graciosa. A solenidade contou com a presença dos representantes da Prefeitura Municipal de Antonina, do Governo do Estado do Paraná – que integrou a prova nos Jogos da Aventura e Natureza e dos patrocinadores. Destaque para o Grupo Le Lac, que colocou os Peugeot 208 como carros oficiais do evento e apresentou o exclusivo Peugeot 208 Rallye – edição temática do modelo.
A disputa começou na sexta-feira (dia 14) com a especial Graciosa em sua versão completa, com 25,1 quilômetros. Uma das novidades do evento foi o transporte dos fãs do rally pela Viação Graciosa, que disponibilizou quatro veículos para o traslado do Portal da Serra da Graciosa até o trevo de São João da Graciosa. Assim o público pôde deixar seus carros em local seguro e seguir de ônibus para os principais pontos da serra. Em seguida os competidores partiram para a especial Dom Pedro, realizada duas vezes na Estrada Velha da Graciosa, finalizando o primeiro dia de competições.
No sábado (dia 15) foram realizadas mais oito especiais de alta velocidade ao nível do mar, em Antonina e Morretes. Dos 15 carros que largaram, 10 completaram a prova. Na categoria Rally 2, para carros com tração integral, a dupla Leonardo Cavaletti / Murilo Spironelo levou a melhor colocação do pódio. Na categoria Rally 4, para carros 4×2 preparados, Wendell Simioni / Rodrigo Vicari levou o primeiro lugar. E na categoria Rally 5, para carros de produção, Bernardo Reuwsaat / Sidinei Broering ficou no lugar mais alto do pódio.
Resultado Rally da Graciosa
Categoria Rally 2
- Leonardo Cavaletti / Murilo Spironelo – Hyndai HB20 Proto
- Federico Ensslin / Sebastian Gonzales – Mitsubishi Lancer EVO X
- Juliano Sartori / Rafael Sartori – VW Polo Maxi Rally
Categoria Rally 4
- Wendell Simioni / Rodrigo Vicari – Peugeot 207
- Leonardo Zettel / Frederico Zettel – Renault Sandero RS
- Daniel Allain / Diego Genguini – Renault Sandero RS
Categoria Rally 5
- Bernardo Reuwsaat / Sidinei Broering – VW Up TSI
- Tiago Klimaczewski / Felipe Klimaczewski – VW Up TSI
- Luiz Afonso Poli / Armando Miranda – Peugeot 207
O 37º Rally da Graciosa contou com apoio da Secretaria de Esportes do Estado do Paraná, Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, Prefeitura de Antonina, Prefeitura de Morretes, Prefeitura de Quatro Barras, Peugeot Le Lac, Viação Graciosa e Restaurante Gusso. Mais informações em www.RallyDaGraciosa.com.br.