Seguindo as atualizações FIA e adequando os regulamentos à realidade dos competidores do estado, o Campeonato Paranaense de Rally tem mudanças de regulamento e adequação de categorias nas três modalidades que organiza.
Rally de Regularidade
Conhecido como “a porta de entrada do rally”, o regularidade é uma competição para carros de rua, que percorre estradas vicinais com objetivo de cumprir a velocidade média imposta pela organização. A cada décimo de segundo adiantado ou atrasado, dupla perde pontos. Ao final do dia, vence a dupla que perder menos pontos.
Com objetivo de tornar a modalidade um pouco mais competitiva, em conjunto com os sócios do RPMC for definida uma redução de categorias. A partir desta temporada, teremos apenas as categorias Novatos e Graduados.
Visualmente os carros também sofrerão uma pequena alteração com a redução do tamanho do número dos vidros laterais, a adoção da bandeira do estado no lugar da bandeira do país e aumento da pontuação de largada de 5 para 10 pontos.
Confira o Regulamento 2026 de Regularidade.
Rally de Velocidade
Na modalidade de maior plástica do esporte, destinada a carros de competição percorrendo estradas vicinais no menor tempo possível, as mudanças de regulamento foram maiores.
A principal delas está na readequação das categorias, mas seguindo o regulamento técnico FIA, para o caso de alguma etapa coincidir com outros campeonatos. As novas categorias serão as seguintes:
Rally 5 Light passa a ser 4×2 Super – carros de produção, 4×2, com motores até 1.6L aspirados e pilotos sem nenhum título no rally de velocidade. O nome foi uma sugestão dos competidores que entendem que o termo “light” pode ser diminuto, enquanto o termo “super” já é utilizado em outras categorias do automobilismo nacional.
A Rally 5 e Rally 4 dão origem a 4×2 Pro – carros 4×2, com motores até 2.0 aspirados ou até 1.0 turbo, onde é proibido o uso de cambio sequencial. Esta categoria será destinada aos pilotos com maior experiência e carros preparados conforme o grupo R (limitados a cilindrada acima) bem como os carros A6 e N3.
Para não deixar de fora os carros importados e os com maior preparação que visam o campeonato Brasileiro, a categoria 4×2 FIA abrigará os carros Rally 4 com todo o teor do artigo 260 do Anexo J da FIA. Carros 4×2, com motores até 2.0 aspirados ou 1.4 turbo.
As categorias RCC para carros com mais de 30 anos e a categoria RTT para veículos todo terreno (Rally Raid, Mitsubishi Cup e UTV) seguem no mesmo formato dos anos anteriores.
As outras mudanças são de caráter desportivo, sugerindo o uso da bandeira do estado no lugar da bandeira do país, criação de uma zona lenta (uma espécie de zona de radar), regulamentação de chicane, penalização no caso de substituição de motor durante uma etapa, criação da possibilidade de levar passageiro no shakedown, inclusão da possibilidade de reabastecer em postos comerciais e atualização das penalizações do reingresso.
Por fim, com objetivo de incentivar os competidores a participarem de todas as etapas, a pontuação de largada aumenta de 5 para 10 pontos.
Confira o regulamento 2026 de Velocidade.
Rally Virtual
Para a segunda temporada do Campeonato Paranaense de Rally Virtual, mantém-se o funcionamento e dinâmica. No regulamento apenas foram incluídos itens para torná-lo mais próximo do automobilismo real.
A principal mudança é a recomendação da gravação da participação do piloto na etapa. Essa medida visa forçar a corrida em um único bloco, sem interrupção, deixando a competição mais acirrada.
O calendário foi reduzido de 9 para 8 etapas, mas mantendo o modelo de sorteio das especiais em briefing on line. A premiação em dinheiro também permanece a mesma, mas uma premiação adicional será divulgada junto calendário do RallyPR Virtual 2026.