A última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally foi reagendada para os dias 14 e 15 de janeiro. A região da única prova de asfalto do certame sofreu com as fortes chuvas causando o adiamento. O rally mais antigo do Brasil vai definir os campeões nas três categorias do campeonato.
Fortes chuvas na região de Quatro Barras / PR causaram diversos danos nas estradas do município, além de diversas quedas de barreiras nas rodovias que dão acesso à cidade. Com o decreto de estado de emergência pela Prefeitura Municipal de Quatro Barras, automaticamente todos os eventos foram suspensos, incluindo o Rally da Graciosa.
A nova data foi marcada para o fim de semana de 17 e 18 de dezembro, depois adiada novamente para 14 e 15 de janeiro, quando pilotos e navegadores vão percorrer os trechos da Estrada Velha da Graciosa em busca dos 30 pontos em jogo para a definição dos campeões nas três categorias.
Na Rally 5, categoria para carros de produção, apenas dois pontos separam a dupla Evandro Carbonera / Jean Klein (Peugeot 207) da dupla Luciano Fleck / Thiago Osternack (VW Up), fazendo desta categoria a mais disputada do ano.
Na Rally 4, para carros de produção preparados, Maurício Neves / Leandro Ferrarini (VW Gol) tem uma certa vantagem. Basta terminar a prova entre os 5 primeiros nos dois dias para garantir o título. Já a dupla Wendell Simioni / Gilson Rocha (Peugeot 207), segundo lugar, precisa vencer os dois dias e contar com que o resultado da dupla líder seja abaixo do quinto lugar. Luis Stedile / Kz Morares, (Renault Clio) ocupam a terceira colocação, mas não estão inscritos para a prova.
Na categoria Rally 2, para carros com tração integral, Ulysses Bertholdo / Marcelo Dalmut (Hyundai HB20 Proto) já estão com a mão na taça, visto que seu principal concorrente, Juliano Sartori / Rafael Sartori (VW Polo) não estão inscritos para prova e os demais concorrentes não têm chances matemáticas de título.
Os trechos serão os velhos conhecidos dos competidores, realizados todos na Estrada Velha da Graciosa, o que facilita o levantamento. Com a mudança de data, a prova não terá a SS Graciosa, então volta a programação normal, com reconhecimento na sexta e competição sábado e domingo.
Programação
Sexta-feira – 13 de janeiro
- 06:30 – Início do reconhecimento
- 09:00 – Vistoria técnica
- 19:00 – Briefing
Sábado – 14 de janeiro
- 08:30 – Saída do primeiro carro do parque de serviços
- 08:53 – SS UB Rally 18 (Costa Brava / Portal) 1
- 09:46 – SS Palmitalzinho (Costa Brava / Contorno) 1
- 10:11 – Parque de Serviços A
- 11:59 – SS UB Rally 18 (Costa Brava / Portal) 2
- 12:52 – SS Palmitalzinho (Costa Brava / Contorno) 2
- 13:17 – Parque de Serviços B
- 15:05 – SS UB Rally 18 (Costa Brava Portal) 3
- 15:58 – SS Palmitalzinho (Costa Brava / Contorno) 3
- 18:00 – Premiação do primeiro dia de prova
Domingo – 15 de janeiro
- 10:00 – Saída do primeiro carro do parque de serviços
- 10:33 – SS Dom Pedro (Portal / Costa Brava) 1
- 11:26 – SS Rio do Meio (Portal / Contorno) 1
- 12:01 – Parque de Serviços C
- 13:59 – SS Dom Pedro (Portal / Costa Brava) 2
- 14:52 – SS Rio do Meio (Portal / Contorno) 2
- 16:00 – Premiação do segundo dia de prova
Mais informações sobre o Rally da Graciosa podem ser encontradas no site oficial do campeonato www.brderally.com.br.